shopping-bag 0
Itens : 0
Subtotal : 0,00
Ver carrinho Check Out

Judo – César Ramos

 

cesar_ramos_judo

César Ramos foi campeão nacional de Judo, em veteranos, no passado dia 5. Nesta conversa, fala dos 52 anos que pratica a modalidade, das sensações de ganhar títulos e do respeito pelo trabalho feito pelo Sport Clube Beira-Mar!

 

Que idade tem e há quantos anos pratica Judo?

Tenho 69 anos e pratico Judo há 52. Iniciei a prática do Judo em 1964, no Judo Clube de Portugal, em Lisboa e, após alguns anos ausente de Portugal, regressei às origens, já que nasci em Portomar, no concelho de Mira. Fixei-me em Aveiro em 1993 e continuei a prática da modalidade com a qual mais me identifico. Desde então tenho estado ligado ao Sport Clube Beira Mar, salvo por um pequeno periodo de 2 anos, em que treinei noutro clube Aveirense.

 

Porquê escolheu o Sport Clube Beira-Mar e o que significa para si, representar a nossa instituição?

O Beira Mar, tem sido, ao longo da sua existência, uma referência como instituição desportiva a nível distrital e naturalmente regional, e tem fomentado a prática do Judo ao seu mais alto nível.  Escolher e representar o Beira Mar, é para mim motivo de enorme orgulho, quer como desportista competidor, ou ainda como Mestre, onde procuramos passar aos mais novos, aquilo que aprendemos ao longo de uma vida. Ser campeão nacional de veteranos M8 / M9 /M10 em 2013, 2016 e 2017 e vice-campeão em 2014, representando e defendendo as cores do Sport Clube Beira Mar, é motivo de satisfação.

 

 

Um balanço daquilo que foi o campeonato Nacional?

O campeonato nacional de veteranos 2017, ocorrido em Coimbra no passado dia 5, teve a participação de muitos atletas das mais diversas faixas etárias e das diferentes categorias de peso.No que me diz respeito, apesar de ter apenas 76 Kg, concorrendo a menos de 81 Kg,  tive que competir na categoria de mais de 100Kg, por falta de participantes a contento. Os combates foram bem disputados e estou muito satisfeito com o resultado

 

Como explicar o sentimento de ser campeão Nacional?

Nada mudou em termos do que senti, quando em 1968 fui campeão nacional de juniores, então adolescente iniciado. Ainda vibro com a necessidade de me preparar convenientemente para alcançar os melhores resultados nas provas.  Os anos foram passando, mas o amor pelo desporto permaneceu. Mais do que receber troféus, o que de facto me faz praticar Judo de competição, é o sentimento de estar vivo e de me recusar a envelhecer. Ou ainda, envelhecer sim, mas com qualidade de vida e com participação social. Tenho o previlégio de poder conviver com outros Judocas que também vivem e respiram melhor quando vestem um JUDOGI (fato de judo), e conto com muitos amigos em diversas faixas etárias.

 

 

Que conselho deixa às pessoas que nos leem sobre praticar desporto no geral e Judo especificamente?

O Judo ensina-nos a estar na vida e a sermos cidadãos responsáveis e cooperativos, até idades avançadas. É com enorme alegria que vejo os mais jovens crescerem e desenvolverem aptidões a cada dia que passa, absorvendo os ensinamentos que seus Mestres lhes proporcionam. Mestres como Joaquim Lima, José Vieira, Pedro Fonseca, Pedro Lima, Nuno Vieira e António Costa, entre outros, têm sido os responsáveis pela fundação das bases de sustentação do Judo, no panorama do distrito de Aveiro e, trabalham constantemente para a sua divulgação.

Mas cabe aqui uma palavra muito especial de agradecimento aos Mestres Alexandre Vieira e João Cruz, atuais treinadores do Beira Mar, sem os quais um jovem de 69 anos como eu, se sentiria sem sombra de dúvidas menos jovem e, não teria sozinho a coragem de se preparar para enfrentar os desafios nacionais e até internacionais que se têm apresentado por aí. Ainda agora competimos a nivel nacional e já nos estamos a preparar para o campeonato do mundo de veteranos de 2017, a realizar em Itália.

Ser Judoca é um estilo de vida, ter auto-confiança e respeito pelo próximo e ter a coragem de se levantar a cada queda que possa dar, com a determinação que só a prática nos confere. Viva o Sport Clube Beira Mar e a sua Secção de Judo!!!